DIÁRIO DE CLASSE

 

Este módulo tem a função do diário de classe conhecido por todos os profissionais da área. Algumas de suas funções são o controle de faltas, de matérias dadas e das avaliações.
No módulo diario de classe poderão ser realizadas as configurações de:

» Aulas
»» Avaliações
»»Cálculo de médias
»Editar

»»Frequência

»»Resultados

»»Gerar aulas

» Relatórios

»»Frequência

»»Disciplina

»»Ficha individual

»»Diário de classe

»»Análise de Resultados

»Ferramentas

»»Copiar fórmulas


Para iniciar o processo devemos determinar o período letivo clicando em Arquivo – período letivo. Em seguida na terceira linha da tela selecionar a turma e a matéria, desta maneira irá mostrado o quadro de alunos.

 

Editar – Aulas: aqui podemos selecionar as aulas, definir a matéria que foi dada, a freqüência do aluno, etc.
Data: deve-se selecionar a data referente ao registro que será realizado.
Aulas previstas: estão presentes todas as matérias do dia selecionado, para registrar a matéria que foi dada clique na matéria que gostaria de registrar e clique em registrar, irá abrir uma janelinha com os dados da matéria como horário, disciplina, professor e o bimestre que se refere, em conteúdo digitar a matéria que foi dada para aquela turma, no dia selecionado. Assim irão aparecer na janela abaixo as aulas registradas. Em freqüência podemos selecionar em dia completo que marcará presença para todos os alunos, se o aluno não esteve presente nesta aula você deve clicar em cima da palavra Sim duas vezes e ela se transformará em Não deixando o aluno com falta.Também pode selecionar por aula, aqui você pode marcar a freqüência por aula.
Clique em cima da palavra e ela se transformará em Não.
  

 

Avaliações: clique em nova avaliação identifique a avaliação, o professor que estará aplicando a avaliação à data que ela será realizada, o valor e a espécie.Clique em OK, e irá aparecer o quadro de alunos onde digitaremos as notas obtidas.

 
Digite a nota neste campo, para mudar de linha clique na setinha para cima ou para baixo do seu teclado.

 

Médias: selecione a matéria que deseja obter a média e clique em Editar – Média. Selecione o período que vai ser realizado o cálculo e clique em nova média, identifique a média que esta sendo efetuada, o tipo e o professor que a aplicou. Para fazer a fórmula devemos escolher entre os termos que vão estar adicionados a nota, as avaliações que estarão incluídas na média. Para a adição de números e símbolos podemos usar o teclado da tela que esta do lado direto da janela.
Exemplo,queremos calcular a média do 1º bimestre, nesta média estão inclusos duas avaliações. O cálculo será feito da seguinte maneira: selecione médias sem recuperação e clique em adicionar, no teclado da direita você irá selecionar o parênteses depois clique em ,adicione a primeira avaliação clique novamente no teclado da tela em soma e novamente em adicionar avaliação para adicionar a outra avaliação, clique no parênteses, em seguida clique na barrinha que significa divisão e no número 2 .Ao terminar clique em OK. Depois em resultados..

Irá aparecer uma nova tela com o nome dos alunos e com a média, quando você clicar em média .

 
 
 
Clique em calcular e depois em arredondar se preferir.
Para adicionar outros termos no cálculo da nota do aluno basta clicar em Adicionar termo e selecionar o tipo de nota que será adicionada, em seguida irá aparecer uma nova tela em que você escolherá as variáveis desta nota como, por exemplo, o bimestre a que se refere, e a matéria.

Clique no termo em que você deseja adicionar ao cálculo da nota do aluno.
 

Neste módulo também podem utilizar em Editar o cálculo de freqüência que pode ser feito por matéria ou todas as matérias ao mesmo tempo, se houver algum erro também podemos fazer a correção manualmente clicando em Alterar freqüência geral automaticamente.
Em relatórios podemos gerar vários tipos como o de freqüência, o de disciplinas do professor, as faltas do dia, faltas do aluno, boletim informativo final, etc.

Em relatórios podemos gerar vários tipos como o de freqüência, o de disciplinas do professor, as faltas do dia, faltas do aluno, boletim informativo final, etc.

 

EDITAR

Totalizar freqüência da disciplina – ao clicar neste item todas as freqüências registradas no diário serão totalizadas.
Totalizar freqüência de todas as disciplinar – ao clicar aqui todas as disciplinas da turma selecionada serão totalizadas.
Totalizar freqüência Geral – ao clicar aqui a freqüência do período será totalizada.
Resultados do aluno – marque um aluno no diário de classe clicando sobre ele, clique resultado do aluno e irá surgir uma tela com os bimestres e as notas daquele aluno.
Alterar freqüência manualmente – clique com o botão direito sobre a presença ou falta e clique para transformar em falta se for presença e se estiver presença para ser falta.
Gerar aulas para o período - clique sobre ele e serão apresentadas as aulas realizadas naquele dia.

 

RELATÓRIOS

Ficha de controle de freqüência – selecione a turma e a matéria e clique neste item para imprimir uma ficha com o nome dos alunos e espaço para conteúdo das aulas de todo o período.
Ficha de controle Genérica - a ficha contém o nome dos alunos e do professor pode ser usada para qualquer fim.
Ficha de controle com disciplina e professor – clique neste item e selecione o nome da disciplina e do professor e a quantidade de aulas que ele vai dar e clique em adicionar, digite o titulo da ficha, por exemplo, Aula de reposição e clique em OK.
Ficha individual de avaliação periódica – esta ficha contém as informações dos alunos selecionados, inicialmente selecione o aluno no diário e clique na ficha, selecione novamente o aluno e clique na setinha azul, selecione o formato, o tipo de média e a formato do papel.
Relatórios
Ficha individual – esta ficha contém todas as informações do aluno como as notas de todos os períodos do ano, a média, faltas e freqüência, carga horária e resultado final. Para que esta seja impressa corretamente é necessário que todos os campos do desempenho final estejam preenchidos corretamente, pois os dados serão obtidos do mesmo.Para imprimir a ficha basta selecinar um bimestre e clicar em ficha individual, selecione o aluno, o formato e o tipo de papel que será impresso e clique em imprimir.
Diário de classe – neste item deve-se escolher os item que irão aparecer no diário de classe impresso, ao selecionar clique em Ok e irá imprimir todos os dados presentes no diário do Bedel e que foram selecionados na escolha anteriores.
Faltas do Dia – ao selecionar este item irá ser impresso um relatório de todas as turmas relacionando todas as faltas daquele dia.
- Faltas por aluno – selecione o aluno e o período em que ele quer verificar as faltas daquele aluno e esta ficha será impressa no papel selecionado.
- Aulas dadas – selecione a turma e clique em Ok para imprimir todas e será impresso todas as aulas dadas naquele período de cada disciplina, será marcada de cada período e no final o total de aulas.
- Análise de resultados – selecione a disciplina, o período, selecione a média, o professor e o valor que deve ser avaliado. Selecione por disciplina que irá abrir as disciplinas com o nome do aluno e sua respectiva nota. Selecione por aluno e irá surgir uma lista com o nome do aluno e com as disciplinas e suas respectivas notas. Defina o título e o papel onde será impresso e o formato desejado e clique em imprimir.
Informativo de Resultados – selecione o aluno, o tipo de formato que deseja e o título do relatório – e clique em Ok para imprimir. Será impresso uma lista de cada aluno contendo o nome do aluno as datas de cada avaliação com respectiva nota e a média da matéria.
Alunos que não fizeram prova – imprime um relatório com todas as avaliações de todas as disciplinas e os nomes dos alunos que não as fizeram.
Classificação por Resultados – neste relatório serão mostradas todas as notas dos alunos podendo ser uma consulta geral e sua classificação na ordem descrescente em relação a sala toda, o cálculo efetuado é a soma de todas as notas do aluno dividida pelo números de notas. Consulta por disciplina/bimestre surgirá uma relação com todas as notas dos alunos de cada disciplina separadamente em ordem descrescente.


FERRAMENTAS

Copiar fórmulas - Selecione o curso de onde a fórmula será copiada, selecione a turma e a disciplina onde se encontra a fórmula, o bimestre e a média se é com ou sem recuperação.No quadro ao lado selecione para onde a formula deverá ser copiada, selecione o curso, as disciplinas e os bimestres e clique em OK.